2016 - Projeto Rios Limpos

Projeto Rios Limpos
Projeto Rios Limpos
Ir para o conteúdo

2016

Registros
As informações aqui publicadas para replicação precisam de permissão.
17/12/2016 - PA Irmão Cirilo - 61
Resultado última limpeza de 2016.

Foram tantos sábados e ainda hoje o peso é grande, com a vantagem de estar mais limpo e ser mais fácil manter. Infelizmente falta muita educação e a bolsa de brinde para recém-nascido veio comprovar que é preciso começar no berço. Quem faz estes materiais promocionais deveria ser responsável por indicar onde fazer o descarte quando não se quer mais. Assim, talvez pudesse gerar orgulho dizer um dia “comecei a vida com o pezinho direito”.

19/11/2016 - PA Irmão Cirilo - 60.

LX.
Registros da 60ª limpeza do Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo.
12/11/2016 - PA Irmão Cirilo - 59.

E a limpeza foi pesada.

Resultado da Limpeza 59 do Rio Marrecas onde ele passa margeando o Parque Ambiental Irmão Cirilo. Cada vez que chove um pouco mais lá vem lixo novamente. Enquanto faltar Educação é isto o que se tem.
Perguntaram se a limpeza é feita para as pessoas, porque agora ao final da limpeza do rio está incluso limpar a trilha. Resposta: não, porque elas não merecem.
Limpar é ter prazer deixando a natureza ser o que ela é sem o lixo. Só quem vai limpar sabe o que isto quer dizer. Um desabafo depois de recolher, hoje, do rio um banner de propaganda de eleição passada junto com tapete e outros.
5/11/2016 - PA Irmão Cirilo - 58.

Limpeza Rio Marrecas
O vídeo, gravado ontem, é uma pequena mostra da tranquilidade do local. Preservar e limpar faz bem para todos.
29/10/2016 - PA Irmão Cirilo - 57.

Todo sábado continua sendo uma aventura e infelizmente com a participação especial do lixo. Até visitas ilustres muito pequenas estavam nas pedras e depois pegaram carona no saco. Uma constatação triste é a presença de pessoas armadas disparando a esmo e de certa forma obrigando a parar a limpeza um pouco mais cedo.
Obs. a fotografia onde aparecemos é para marcar o lugar onde escondemos o lixo, porque tem pessoas que não fazem nada mas sabem espalhar o lixo coletado.

Participação de Sandro Augusto.
8/10/2016 - PA Irmão Cirilo - 56.

Retirar o lixo e garantir a segurança de que o mesmo não voltará a ser esparramado. A mata ajuda a esconder até a coleta. Aliás, o Valmor tem feito a coleta durante a semana, agora é preciso dar as coordenadas do que está escondido.
A felicidade de ver um trecho do rio limpo e poder curtir momentos de pura emoção não tem preço. Só experimentando, não tem outro jeito.
1/10/2016 - PA Irmão Cirilo - 55.

O que dizer das queimadas no parque? Provavelmente muitos prefeririam ter lá mais casas construídas e a vida de todos somente piorando mais a cada dia.
24/9/2016 - Irmão Cirilo - 54

Resultado da limpeza e constatação de tentativa de colocar fogo na mata que por sorte o Valmor Apagou. Do jeito como estão deixando seguir a invasão no que era para ser o "Frigobel" em pouco tempo vão invadir o Parque Ambiental Irmão Cirilo. Hoje quando estava saindo do parque, um carro vindo do local invadido entrou no parque. Como achei estranho voltei para o parque. Já dentro do parque, quando ele viu que tinha alguém vindo atrás deu sinal para estacionar, fez meia volta e saiu. Fui um pouco mais para baixo fazer o retorno e segui em direção a saída. Fiquei na saída um pouco mais olhando a movimentação, daqui a pouco o mesmo carro aparece indo para entrar no parque novamente. Quando viu que estava parado, ali no portal, desistiu de entrar e acelerou em direção ao bairro Padre Ulrico muito rápido. E aí? Estranho?
Infelizmente com este cuidado da coisa pública e a falta de interesse das pessoas por este parque, se continuar assim será o fim do mesmo.
17/9/2016 - Irmão Cirilo - 53

Já foi pior e tínhamos mais pessoas ajudando no trecho da "arte conceitual", mas é preciso continuar porque o nosso rio e Parque Ambiental Irmão Cirilo merecem. Uma observação, a ocupação irregular estava bem demarcada nas proximidades da entrada do parque. Porque não cuidamos das áreas de proteção? Porque são públicas? Quando vamos criar mais reservas para melhorar nossa qualidade de vida?
10/9/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 52

Limpeza de hoje em três momentos:
1) Limpeza normal dentro do Parque Ambiental Irmão Cirilo, mais a montante, local mais fechado e isolado.
2) Passam três rapazes, meio molhados, com dois cachorros. Não fizeram nada. Mas, quando chego ao ponto onde deixei o material, uns 50 metros de distância uma hora mais tarde, foram-se as luvas de látex mais grosso e mais longas, o restante nada. Não entendi. Ainda bem que documentos e celular ficam na mochila nas costas quando estou sozinho. Mas, contra três isto também não faria diferença.
3) Termino a limpeza e vou caminhar no parque sentido jusante do rio para ver onde é preciso retomar, porque a cada chuva o lixo continua vindo. No caminho encontro lixo esparramado e pelo local e material, era de uma coleta que depois não foi recolhida para ser levada ao aterro. Algum problema de comunicação na época. Neste caso um bom treinamento de paciência e saibam os... que sou muito mais... e faço de novo.
De tudo isto o que importa mesmo é que o nosso Rio Marrecas fica cada vez mais lindo depois de limpo, retribuindo com um concerto de corredeiras e pedras, com as flores sendo um colírio para os olhos, inspirando uma arte de equilíbrio.
3/9/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 51.

Todos estes sábados, 51 até hoje, fica cada vez mais difícil porque quanto melhor ficamos, mais todos os outros acham que não precisam fazer nada. Acreditam insanamente que outros resolverão seus problemas, inclusive o do lixo varrido para debaixo do tapete. Para quebrar a rotina um pouco de aventura. O registro do Sandro Augusto foi interessante porque ele saiu para ir chamar socorro. Aproveitamos para convidar todos a participarem, se não for conosco, ao menos faça algo de fato e não somente discurso ou belas postagens e slogans. Vencem aqueles que lutam pela vida.
Observação: o registro do lixo é cumulativo com o sábado passado. Faltou avisar para ser recolhido pelo serviço de limpeza.
Participação de Sandro Augusto.
27/8/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 50.
50 é um pesar.

Duas semanas atrás um trecho do Rio Marrecas limpo, deu gosto de deixar o rio ser rio com o que ainda sobra da mata ciliar. Hoje, no mesmo lugar dois tapetes, uma porta de armário inteira e outros lixos. Esta éa quinquagésima limpeza no Parque Ambiental Irmão Cirilo e imediações. Enquanto isto nós seguimos virtualmente fazendo discursos e programas sustentáveis na TV e internet. Infelizmente quem decide quer somente que tudo se...
13/8/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 49.

Hoje no Rio Marrecas, na margem oposta ao Parque Ambiental Irmão Cirilo. O som das águas e uma árvore sem nosso lixo é um prazer que não tem preço. Aliás, tem preço, a participação para não ficar somente no discurso sobre os problemas ambientais. Sem esquecer, até uma Saracura resolveu passar para inspecionar os trabalhos.
6/8/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 48

Nestes tempos virtuais a sujeira e o lixo no rio são tão reais que vamos procurar os criadores de jogos para colocar alguns nestes locais. Ou será que as pessoas somente tropeçariam e ainda teríamos que indenizá-las.
Participação de Sandro Augusto.
30/7/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 47.

Retirada da geladeira do mato para depois ser transportada para a Escola Municipal Recanto Feliz onde será utilizada como minhocário.
Participação de Sávio Duarte.
23/7/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 46.
Com a participação de Sandro Augusto.
9/7/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 45
Dá trabalho mas vale a pena. Segunda-feira é preciso combinar com a coleta de lixo da cidade porque não foi recolhido o da semana passada. Mesmo sendo colocado próximo de onde fica o lixo da casa de um morador para facilitar.
11/6/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 44
Limpeza na passagem da Tocha Olímpica.
Hoje um dia especial, passagem da Tocha Olímpica pela cidade, lembrando que precisamos viver todos em paz e acrescentaríamos que em paz com tudo e com todos. Porque é difícil compreender como podemos pressionar tanto a natureza com nosso lixo. Até a árvore tenta incorporar restos do saco que um dia ancorou entre seus galhos. Um olhar na outra margem e a presença de uma geladeira. No final, o Rio Marrecas ainda retribui com uma bela paisagem e som ambiente espetacular.
Participaram: Sandro Augusto, Francisco Loes e Cláudio Loes.
11/6/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 43
Limpeza da outra margem.
Ontem a limpeza do Rio Marrecas foi realizada na margem oposta a do Parque Ambiental Irmão Cirilo, mais precisamente Av. Roma, 1 - Jardim Floresta - Francisco Beltrão - PR, coordenadas -26.048718, -53.040744. Um ótimo incentivo para continuar é poder olhar o outro lado e constatar a recuperação da sua beleza natural.
4/6/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 42

Resultado da limpeza (42) do Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo, Francisco Beltrão – PR, no dia 4/6/2016. Um local que não tinha sido limpo ainda seguindo a montante.
Participaram: Savio Duarte e Cláudio Loes
14/5/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 41

Limpeza com aventura.

Resultado da limpeza do Rio Marrecas no Parque Ambiental Irmão Cirilo, Francisco Beltrão-PR, no dia 14/5/2016. O trecho atual trouxe de volta o mote inicial: cada sábado uma aventura, uma limpeza lúdica. Em breve precisamos começar a fazer o mesmo na outra margem porque é muito melhor limpo, apreciar a corredeira sem ter que estar na lixeira. Os rios, rios de nossas vidas.

Participaram: Sandro Augusto e Cláudio Loes.

7/5/2016 - Parque Ambiental irmão Cirilo - 40

40 Sábados.
Uma marca que não é de comemoração porque ainda precisamos retirar lixo do Rio Marrecas. Mas, podemos dizer que é comemoração da teimosia, acreditar que dá para limpar, mesmo que muitos continuem sujando. E a outra margem continua convidando para que outros venham ou que nós também mudemos um pouco de lado.
Este é o resultado da limpeza do Rio Marrecas onde ele margeia o Parque Ambiental Irmão Cirilo.

Participaram: Savio Duarte e Cláudio Loes
30/4/2016 - Parque Ambiental irmão Cirilo - 39

Ainda tem lixo no rio.
Este foi o resultado da limpeza de sábado dia 30/4/2016 no Rio Marrecas onde o mesmo passa pelo Parque Ambiental Irmão Cirilo.
Como tivemos problemas com postagens no grupo que parece serem retiradas arbitrariamente pelo sistema, a próxima atividade ainda será organizada via este grupo. Nas próximas elas serão feitas pelo meu perfil somente para facilitar.
23/4/2016 - Parque Ambiental irmão Cirilo - 38

Mesmo no cansaço o rio merece sua atenção semanal e sempre retribui com um som suave e relaxante.
23/4/2016. Aventuras - 3.

O grupo "Aventuras" também está participando e fazendo a limpeza dos locais que são visitados.
Hoje o local foi o Rio Lajeado Grande em Enéas Marques, próximo da Caverna e Cachoeira do Pau Oco.
Esta limpeza foi realizada com a participação de: Lucas Bernal Maia, Silvio Brandini Neto, Emerson Henrique Macedo da Silva estudantes de geografia da UEL, Universidade Estadual de Londrina, que vieram com o Professor Dr. Angelo Spoladore da UEL quando mapeamos a Caverna do Pau Oco.
A constatação é sempre a mesma, além de valorizar precisamos cuidar de nossas belezas naturais.
16/4/2016 - Parque Ambiental irmão Cirilo - 37

Visita de uma borboleta. Apreciar sua beleza torna a limpeza mais leve. Tudo o que é belo assim como um rio sem lixo sempre será melhor.
Participaram: Savio Duarte e Cláudio Loes
10/4/2016. Aventuras - 2.

O grupo "Aventuras" também está participando e fazendo a limpeza dos locais que são visitados. Hoje o local foi no Rio Mandurim em Marmeleiro/PR.
Além de visitar é preciso cuidar para que nós e outros possam apreciar e valorizar as belezas naturais da nossa região.
Participantes: Savio Duarte e Cláudio Loes
Observação: falha do fotógrafo, o lixo foi retirado e não fotografado no local.
9/4/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 36

Nosso lixo tem diversidade, pena que continua sendo lixo e queremos sempre crescer mais. O lixo no rio é a prova de que não dá certo crescer indefinidamente.

Participaram: Sandro Augusto e Cláudio Loes
2/4/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - 35

O lixo sempre está na companhia de humanos, tanto na geração como na limpeza. O prazer é ver limpo. Pessoal que justificou não vir por causa das provas semana que vem, estão certos, o importante é primeiro estudar. Teremos muitos sábados ainda para continuar a limpeza e provocar outros de que é preciso fazer.
19/3/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo – Limpeza 34

Quanto mais pessoas melhor.

Ótimo quando mais pessoas se interessam por aquilo que importa; cuidar de nossos rios para poder continuar existindo. Fazer a manutenção em determinado trecho vem sendo um pouco mais fácil, mas ainda temos muito lixo intocado ao longo de todo o rio. Espera-se que mais pessoas atentas percebam que ninguém fará por nós, ninguém irá pagar por isto e só quando se adquire consciência do problema é que de fato vestimos a camisa. Aí tudo muda, e retirar o lixo passa a ser uma aventura e alegria, descoberta de nós mesmos e daquilo que conseguimos fazer.

Sem esquecer que uma equipe maior é mais convincente quando se vai falar com quem veio ao parque cortar madeira, fazer fogo e assar carne. Precisamos de muita Educação e Cultura.

Compareceram: Savio Duarte, Jean Hammes, Mariana Andrade, Juliana Carmo, Pedro Prando da Silva, Raquel Barroso, Cláudio Loes
12/3/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - Limpeza 33

Lixo emplacado.

Limpeza realizada somente na mata porque o nível do rio ainda está alto para retirar lixo das margens. É preciso continuar teimando e convidar todos para participar. O argumento de que nunca vamos conseguir terminar de limpar está certo. Quanto mais pessoas se envolverem vamos ter outras ações que possam contribuir para melhorar a cultura e a  educação. Um dia poderemos  ir ao Parque Irmão Cirilo sem precisar chamá-lo de parque ambiental porque todos estarão cuidando deste pedacinho de mata na área urbana.

Savio Duarte e Cláudio Loes
5/3/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - Limpeza 32

Segue a rotina.

Fazer limpeza, se ficar somente no resultado imediato, dificilmente valerá a pena, o que vale a pena é seguir com a mesma e ir mudando o entendimento a cognição de que o consumismo nos levará para um beco sem saída.

Sandro Augusto e Cláudio Loes

20/2/2016 - Parque Ambiental Irmão Cirilo - Limpeza 31

Chuva para refrescar.

Reiniciamos os trabalhos de limpeza deste grupo agora em 2016. As chuvas dos últimos meses trouxeram o lixo que produzimos a montante. Infelizmente é preciso muita educação ainda, um choque cultural que provoque mudanças.

Venha participar deste grupo ou crie outros grupos de limpeza em outros rios, só assim poderemos evoluir como pessoas.

Participantes: Savio Duarte, Sandro Augusto, Eva Venialgo Oviedo eCláudio Loes
14/2/2016 - Aventuras - 1

O grupo "Aventuras" também está participando e fazendo a limpeza dos locais que são visitados. Hoje o local foi no Rio Santa Rosa, na região do Km 8 em Francisco Beltrão - PR.
Além de visitar é preciso cuidar para que possamos apreciar e outros também as nossas belezas naturais.
Participantes: Sandro Augusto e Cláudio Loes.
Voltar para o conteúdo